Inicial > Alimentos diversos > O Patê de Myron Gordon

O Patê de Myron Gordon

Quem foi Dr. Myron Gordon?

Cidadão americano, médico patologista e ictiólogo, responsável pelo setor de nutrição dos peixes do Aquário Público do Museu de Nova York além de um aquariofilista muito respeitado.

A formulação do famoso patê ocorreu após algumas experiências que resultou em uma receita que atendia as necessidades nutricionais de várias espécies de peixes. Um dos principais motivos para a realização destas experiências, foi a falta de diversidade de ração para peixes ornamentais naquela época.

Esta simples receita se tornou tão famosa quanto o seu criador. A receita chegou a ser publicada em diversas revistas do segmento de peixes ornamentais, em especial a TFH – Tropical Fish Hobbyst que tinha circulação mundial.

No Brasil, ela foi introduzida por intermédio de membros da ACAPI – Associação Carioca de Aquariofilia Piscicultura e Ictiologia, que tinham acesso à revista TFH.

Receita Original do Patê

  • 450 gramas de fígado de boi
  • 30 folhas de espinafre
  • 2 ovos inteiros sem casca
  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 1 colher (café) de açúcar
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 copo de água

Preparo

Limpe bem o fígado retirando todas as gorduras, peles, nervos e cartilagem. Dê uma leve fervura no espinafre e jogue fora a água verde. Liquidifique os ingredientes adicionando aos poucos pequenas quantidades de água, apenas o suficiente para facilitar a trituração. Leve ao fogo, em banho-maria, dando apenas um pré-cozimento para coagular as moléculas.

Como Guardar

Coloque em pequenos potes e mantenha congelado. Retire do congelador apenas a quantidade suficiente a ser usada.

Uma outra opção é espalhar o patê sobre um plástico, embrulhar e congelar. Assim, quando for usar, basta quebrar pedaços do tamanho desejado.

Fórmulas Alternativas

A partir da formulação do Dr. Gordon, podem ser acrescentados outros ingredientes para um patê mais “emcorpado”.

Alguns ingredientes que muitos aquaristas costumam acrescentar são vitaminas, medicamentos, rações, casca de ovo, alho, cenoura, batata, banana, coração de boi, figado de galinha, camarão, gelatina, spirulina, proteína de soja e vários outras opções.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário