Início > Notícias > Licenciamento ambiental para criadores de peixes ornamentais

Licenciamento ambiental para criadores de peixes ornamentais

No dia 24/Fev/2012 a AQUORIO levou representantes do INEA, Órgão responsável pelo licenciamento ambiental no RJ e do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, numa visitação às aquiculturas de peixes ornamentais, na região de Magé, Guapimirim, Cachoeira de Macacu e adjacências.

O Objetivo deste trabalho foi de fornecer aos órgãos regulamentadores conhecimentos específicos sobre a aquicultura ornamental, mostrando que os criatórios, em sua maioria, são menores do que aqueles utilizados na aquicultura para abate; que não poluem o meio ambiente; que são de baixo impacto ambiental e que, portanto, merecem tratamento diferenciado e legislação específica.

Tanques escavados no chão – Bairro Cachoeirinha

Tanques escavados no chão – Bairro Cachoeirinha

A visitação às aquiculturas foi realizada pelos seguintes funcionários dos órgãos regulamentadores:

– Sr. Julio Avelar (Superintendente – INEA)
– Sra. Lucia Barbosa (Assessora da Presidente – INEA)
– Sra. Maria Paula (Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do MPA/RJ)

Em apoio a AQUORIO estiveram presentes:
– Dr. Aluisio Sturn (Secretário de Agricultura de Magé)
– Sr. Edison Cruz (representante da Emater)

A visitação iniciou-se na Piscicultura São Sebastião, no Bairro da Cachoeirinha, por volta das 10h: 30m. O Superintendente Julio Avelar fez contato diretamente com os criadores, coletando uma série de informações, entre as quais podemos destacar: o local de coleta da água (quantidade e periodicidade), arraçoamento (quantidade e periodicidade), tratamento dos efluentes, parâmetros físicos – químicos da água, origem das espécies, ciclo biológico das espécies, enfermidades mais comuns e seus agentes, produtos químicos utilizados, tamanho da área utilizada, tamanho dos tanques, tamanho da propriedade, etc. Todas as pisciculturas foram fotografadas detalhadamente.

Ney (criador), Julio Avelar (INEA), Lucia (INEA), Mario Porto (AQUORIO), Maria Paula (MPA) e Rodrigo Marraschi ( AQUORIO)

Ney (criador), Julio Avelar (INEA), Lucia (INEA), Mario Porto (AQUORIO), Maria Paula (MPA) e Rodrigo Marraschi ( AQUORIO)

A equipe AQUORIO, formada por biólogos, médico veterinário e engenheiro de pesca, acompanhou de perto e assessorou os criadores nas respostas e questionamentos.

Outra questão cobrada aos criadores referiu-se ao registro de aquicultor, quesito necessário para iniciar o processo de licenciamento ambiental. Todos os criadores visitados haviam se registrado anteriormente através de campanha realizada pela AQUORIO.

O pessoal da AQUORIO (Wilson Vianna, Rodrigo Marraschi, diretor; Reinaldo Santana, diretor e Mario Porto, diretor) procurou mostrar, aos representantes dos órgãos regulamentadores, as diversas modalidades de pisciculturas: pequenas, médias e grandes; tanques de concreto e tanques escavados no chão; criação em aquários, criação em caixas d’água; criação em área urbana e rural, criação com água de nascente, água de poço e água da estação de tratamento, etc.

Aquários de Criação de Acara disco

Aquários de Criação de Acara disco

A visitação terminou por volta das 19h: 00m, na Piscicultura Mario Porto, a maior do estado do RJ. A comissão se mostrou satisfeita com o resultado, com os novos conhecimentos adquiridos que, segundo eles, diferem realmente das pisciculturas de abate. O Sr. Julio Avelar informou que o material será analisado por equipes técnicas do INEA e que posteriormente a AQUORIO será convocada para uma reunião para esclarecimento e discussão dos resultados.

Adalto (produtor rural), Edison Cruz (Emater), Ney (criador de bettas), Dr. Aluisio (Secretario de Agricultura) e Wilson Vianna (presidente da AQUORIO)

Adalto (produtor rural), Edison Cruz (Emater), Ney (criador de bettas), Dr. Aluisio (Secretario de Agricultura) e Wilson Vianna (presidente da AQUORIO)

Caros senhores observem que foi um verdadeiro “mutirão de entidades regulamentadoras” INEA, MPA, Secretaria de Agricultura e EMATER, tal fato nunca foi visto – em tempo algum – na aquicultura Ornamental. Tal indicativo é uma resposta ao trabalho sério da AQUORIO.

Outras fotos

Criatório exclusivo de guppy

Criatório exclusivo de guppy

Juvenis de discos em crescimento

Juvenis de discos em crescimento

Tanques de crescimento de peixe japonês

Tanques de crescimento de peixe japonês

Tanques de crescimento de Bettas

Tanques de crescimento de Bettas

Tanques de crescimento de carpas

Tanques de crescimento de carpas

  1. 01/05/2012 às 12:41 PM

    PROCURO O PEIXE GARRA RUFA VCS TM OU PODE ME INFORMAR AONDE ENCONTRAR….É CONHECIDO COMO PEIXE PEDICURE…

  2. Camilla
    18/08/2012 às 11:47 AM

    Pessoal Estou procurando alguém que crie peixes Garra Rufa… Alguém sabe???
    Muito Obrigada
    camilla.fanelli@usp.br

  3. Luiz Claudio
    15/11/2012 às 9:34 PM

    Bom noite eu ja tenho um site de vendas de peixes ornamentais e estou querendo montar um destribuidor estou procurando fornecedores com preço para eu poder ter preço de destribuidor.Muito grato desde já Luiz

  4. Alex de carvalho leite
    17/03/2013 às 10:20 PM

    Gostaria de saber onde fica o cridar de cachoeiras de macacu pois sou de Friburgo e gostari de fazer contato com o mesmo para possiveis compras.

  5. claudio
    27/06/2013 às 3:07 PM

    Boa tarde eu gostaria de saber o contato de um representante para pociveis compra

  6. 19/12/2014 às 12:28 AM

    sou luizinho tenho 9anos moro no parana;preciso de carpas de raça para meu lago;no sitio do meu vo. voce pode me ajudar?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: