Início > Invertebrados > Ampulárias no aquário: solução ou problema?

Ampulárias no aquário: solução ou problema?

Há quem defenda que é bom ter ampulárias no aquário, pois as mesmas seriam excelentes faxineiras contribuindo assim bastante na limpeza do aquário. E você, concorda com isso?

Ampulária

Particularmente, eu não concordo nem um pouco com isso. Muito menos que as ampulárias devam ser classificadas como faxineiras.

Alguns aquaristas ainda por cima acreditam que as ampulárias se alimentam de fezes. O que não é verdade.

Quando entrei neste hobby também, por falta de conhecimento e falta de experiência, acreditei que as ampulárias seriam a perfeita solução para manter as boas condições de um aquário. Com o passar do tempo, descobri que na realidade toda matéria sólida (alimento, plantas, etc) que é inserido em um aquário ali permanece. Exceto que você retire.

Imagine que você coloque um pouco de ração no seu aquário para alimentar seus peixes. Parte desta ração poderá ser ignorada pelos peixes e servir de alimento para as ampulárias e no final acabarão serão excretadas por estas na forma de fezes. A outra parte que será consumida pelos peixes também será excretada por estes na forma de fezes. E para onde vão as fezes?

Até onde se sabe as ampulárias não se alimentam de fezes. Elas até podem revirar as fezes para tentar extrair dali alguma coisa útil. Sendo assim, não tem jeito, pois alguém irá precisar remover as fezes do aquário. Exceto que, em um aquário bem estabilizado aquelas fezes possam servir de adubo para as plantas. Mas ainda assim dependendo do aquário e do substrato utilizado a aparência poderá com o passar do tempo se tornar desagradável.

Neste ponto você deve estar se perguntando qual a finalidade de se colocar ampulárias em um aquário ou então até esta pensando em descartar as que possui. Calma. Também não é necessário ser tão radical pois elas tem seu lado positivo também. Mas tudo com moderação e bastante equilíbrio. Aliás, a palavra equilíbrio é excelente a ser observada para se obter um aquário bonito e com excelente saúde biológica.

Em um aquário bem equilibrado e com manutenção regular, uma ou algumas ampulárias serão perfeitas. E ainda contribuirão para a perfeição de toda biologia do aquário.

As ampulárias também são excelentes para o controle de algas no aquário. Algas estas que por natureza, até certo ponto são normais de serem encontradas em qualquer ambiente aquático, afinal se na natureza elas existem por que não em um aquário. O Excesso destas sim pode ser sinal de algum desequilíbrio seja por excesso de alimentos ou matérias orgânicas, excesso ou falta de luz, etc.

Como você pode estar percebendo até aqui, vale a pena inserir ampulárias em um aquário. Mas de forma moderada e o fundamental que é a manutenção regular. Mas de forma alguma estas poderão ser consideradas uma solução para evitar a manutenção do sistema aquático!

E não se esqueça de alguns detalhes importantes sobre as ampulárias:

  • Disputam o oxigênio disponível no aquário junto com os peixes;
  • Não se alimentam de fezes, pelo contrário, todo alimento que ingerem vira fezes;
  • Necessitam de alimentação complementar rica em cálcio;
  • Consomem algumas matérias em decomposição como plantas e peixes mortos, mas como resultado haverá mais fezes no aquário.
  1. Everton
    10/02/2013 às 12:39 AM

    Ola, tenho em meu aquario 1 ampularia, gostaria de saber se ela transmite algum tipo de doença como os seus primos terrestre, outra coisa como tenho a pouco tempo ela desovo no meu aquario tem muitos filhotes não sei o que faço com eles sera que tem algum outro bicho para comer os filhotinhos assim mantem em equilibrio ne, e outra coisa no video a ampularia desovo na borda do aquario certo, a minha desovo no fundo do aquario na minha bombinha e na minha planta e foi diferente como parecendo uma gota so que bem gosmenta e com monte de bolinhas pretinhas!!!

    • 11/02/2013 às 11:50 AM

      Everton,

      1) Até onde sei, ampulárias não transmitem doenças ao aquarista. Embora não sei lhe informar se são transmissoras e/ou hospedeiras de doenças, sempre sugere-se evitar o contato direto com o interior do aquário tanto para o bem estar do aquário/peixes como do aquarista. Se for inevitável, deve-se fazer a higienização ANTES e DEPOIS. Muitos apenas se lembram de lavar as mãos após retirar estas de dentro do aquário, mas se esquecem de lavar antes introduzindo “sujeira e outras coisas mais” no aquário.

      2) Pelo seu relato, o que você tem não é ampulária. Pois as ampulárias, não fazem ninhos da maneira que você relatou.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: