Início > FVM / DIY > Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

Saiba como reciclar de forma simples, barata e eficiente o refil do filtro Hang-on da Atman modelo HF-0100 evitando assim a compra deste.

Esta postagem foi baseada no refil do modelo HF-0100, mas nada impede de usar técnica semelhante em outros modelos como por exemplo o HF-0300, HF-0400 e outros similares.

Para proceder com a reciclagem você vai precisar de materiais como lã de perlon ou acrilon, carvão ativado (opcional) e linha de costura. Entre algumas ferramentas podemos destacar uma tesoura, estilete, agulha de costura, prego ou alfinete, alicate e uma lixa (se necessário).

O carvão ativado é opcional. Você somente irá utilizar caso queira filtragem química.

Comece retirando todo o perlon velho. Você pode retirar o perlon como quiser seja rasgando ou cortando. Jogue fora tanto o perlon como o carvão ativado pois não tem mais nenhuma utilidade para ser usada no filtro. Limpe bem o suporte plástico do refil, lavando este com o auxílio de uma pequena escova ou até mesmo uma esponja, se necessário. A aparência deste será igual o da foto abaixo.

Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

O próximo passo é retirar todo o perlon que ficou no suporte. Você pode usar para este procedimento um estilete ou até mesmo uma lixa. Em seguida você deverá fazer alguns furos em volta do suporte por onde literalmente você irá fixar o novo perlon costurando este com linha de costura.

Para realizar estes furos um método bastante prático é segurar um prego ou alfinete com um alicate (para não queimar os dedos). Basta esquentar a ponta do prego ou alfinete e realizar os furos. Os furos que podem ser observados na foto abaixo foram realizados usando-se um alfinete. Note que ficam algumas rebarbas que facilmente podem ser removidas com um estilete ou lixa.

Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

Seguindo todos os procedimentos descritos até agora, você já poderá providenciar um pedaço de perlon ou acrilon com medida um pouco superior ao do suporte. Comece costurando este no suporte utilizando uma agulha e linha de costura. Não costure tudo. Antes de terminar a costura, você poderá introduzir no suporte carvão ativado novo, para a filtragem química.

Utilize o carvão ativado da sua preferência. Caso queira, poderá também substituir o carvão ativado por pequenas bolsas feitas usando-se uma meia calça velha ou algo semelhante para acomodar siporax. Fica a seu critério. A diferença é que o carvão ativado depois de saturado deverá ser substituído enquanto que o siporax poderá ser reaproveitado.

Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

Na foto abaixo, você poderá observar o perlon costurado parcialmente e o carvão ativado depositado no interior do refil.

Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

Termine de fechar a costura. Uma dica bastante importante é quanto a sobras de material (linha de costura ou perlon) nas laterais do suporte para que não comprometa o encaixe deste no interior do filtro. Obviamente que o excesso do perlon, após costurado, você poderá remover com a ajuda de uma tesoura.

Observe nas duas fotos seguintes o resultado final.

Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

Na foto seguinte, você poderá observar o refil com o carvão ativado em seu interior.

Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

E adiante, o refil já instalado novamente dentro do filtro.

Reciclando refil de filtro Atman HF-0100

É um processo relativamente simples de se executar. Não requer muito conhecimento ou habilidade especifica. Com um pouquinho de cuidado e paciência você poderá obter ótimos resultados.

Quando houver novamente a necessidade de trocas das mídias filtrantes (carvão ativado e perlon) basta retirar estes e refazer a troca. Sendo que, nas trocas futuras o procedimento já é muito mais prático não havendo necessidade de remover perlon grudado no suporte ou efetuar os furos neste. Nada que cortar a linha de costura com uma tesoura não resolva. Fixe as novas mídias e o refil estará pronto para uso.

Na reciclagem do refil deste post utilizei duas dobras de perlon, para aumentar a capacidade de filtragem mecânica. Mas fica a seu critério quantas dobras que irá preferir usar.

Uma dica muito boa é adquirir o perlon em lojas de material de artesanato, estofados ou semelhantes. Nestas lojas você poderá comprar este material por metro e o seu preço é muito inferior ao praticado por lojas de aquarismo.

Caso queira, poderá também assistir a um vídeo de uma postagem mais antiga neste blog sob o título: Reciclando refil de filtro Atman HF-0300.

Boa sorte!

  1. fernando
    08/06/2013 às 11:39 PM

    muito obrigado vc me ajudou muito tenho gastado bastante na compra de refil

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: