Início > Peixes > Meu peixe betta não está se alimentando

Meu peixe betta não está se alimentando

Este é um comentário comum e típico de alguns iniciantes. Que o seu betta de uma hora para outra parou de se alimentar sem motivo aparente, não sabem os motivos e fora o medo de que o mesmo possa vir a morrer.

Algumas vezes ele simplesmente não para de comer mas simplesmente não se alimenta mais com tanta frequência ou já não se alimenta com tanta voracidade quanto antes.

Há diversos fatores que podem levar à lentidão e perda de apetite do seu peixinho betta ou até mesmo de outras espécies. A maioria deles são causados ​​por problemas com a qualidade da água ou temperatura, ou ambos. Para começar, sem mais informações sobre as condições do aquário, estas são as causas iniciais que podem ser apontadas.

Primeiro e mais importante, bettas precisam de água limpa livre de toxinas como amônia e nitrito que são produzidos a partir de resíduos de peixes e material em decomposição. Em um aquário pequeno, sem um filtro ou com um filtro novo, essas toxinas podem acumular rapidamente e precisam ser monitoradas e controladas.

Por agora, a melhor informação que deve-se aprender é sobre os parâmetros da água de seu aquário. Estes parâmetros incluem os níveis de amônia, os níveis de nitrito e nitrato, pH, kh e gh (KH e GH sendo menos importante) e temperatura. Você pode comprar esses kits de teste, em lojas de aquarismo, para ajudá-lo a determinar o problema.

Porém, lembrando que, você deve conhecer as necessidades básicas que o seu peixe necessita para ter uma boa saúde. Em se tratando do betta, sugiro que conheça um pouco mais sobre ele lendo o texto Betta Splendens além de outros excelentes textos sobre este peixe que você pode encontrar neste blog acessando a TAG Betta.

Outra causa da lentidão na alimentação é a temperatura da água. Bettas são peixes tropicais e realmente não se sentem bem em água muito fria. Eles precisam de um aquário mantido a uma temperatura estável de aproximadamente 27,5ºC.

Para estabilizar a temperatura será necessário antes de mais nada adquirir um bom termômetro próprio para aquários e daí verificar se o problema é o frio. Se necessário, sugiro o uso de um termostato.

Sem mais informações é realmente difícil de diagnosticar a razão do seu peixe não estar se alimentando bem, mas eu sugiro olhar mais cuidadosamente para sinais específicos em busca de alguma anormalidade ou doença. Estes podem incluir, tufos brancos sobre o corpo, nadadeiras ou na boca, barbatanas (cauda) se deteriorando, negras, vermelhidão sob as escamas, pequenas manchas brancas ou cor de ferrugem, ou feridas ou qualquer outra coisa atípica.

Algumas sugestões de coisas a serem observadas:

Há quanto tempo você tinha o betta? Se este já possuir uma idade mais avançada pode de fato começar a se alimentar menos e em menor frequência do que um betta jovem.

Qual é o nível de amônia e pH? Estes são fatores importantes a serem observados. Estes geralmente são grandes causadores de problemas tanto na alimentação como doenças em geral.

Qual é a temperatura da água? Temperaturas muito baixas influenciam bastante.

Há outros peixes no aquário? Se sim, algumas espécies podem não serem totalmente compatíveis para conviverem com bettas.

Quantas vezes você troca a água? Quanta água você substitui a cada troca? As trocas de água são importantes para eliminar problemas com amônia uma vez que restos de comida e/ou fezes são removidos.

Quanto de alimento você oferece ao seu peixe? Excessos de alimentos somente deterioram a qualidade da água e agravam problemas com os parâmetros da água.

Houve alguma mudança no tipo de alimento? Caso sim, pode ser que seu peixinho estranhe o novo tipo de alimento.

Sei que isso parece muito, mas o diagnóstico de um peixe é basicamente o mesmo que um animal de estimação humano ou outros. É necessário observar com calma todas as possibilidades.

Para finalizar sugiro pesquisar um pouco sobre seu peixinho, inclusive neste blog há muitas informações úteis, e com certeza você conseguirá encontrar as razões e/ou possíveis soluções. Boa sorte!

Precisando poderá também contar com uma lista de discussão sobre aquarismo, onde poderá trocar idéias ou tirar dúvidas com outras pessoas. Para participar desta lista de discussão acesse este link.

Anúncios
Tags:
  1. Jé santos
    19/04/2013 às 11:59 AM

    Obrigada ajudou bastante!

  2. larissa
    01/08/2013 às 1:42 PM

    muito obrigado meu peixe estava assim e melhorou bastante

  3. 02/10/2013 às 9:33 AM

    Bom dia,tenho duas Tilapias no aquário com nadadeira em leque parou de comer apareceu tipo uma coisa saindo nos orgãos genitais ,

  4. 02/10/2013 às 9:35 AM

    tenho dúvidas quando estão pra reproduzir que tipo de comportamento /

  5. karin
    27/01/2014 às 11:49 PM

    Olá, comprei um Beta hj e coloquei a comidinha p ele (própria p Beta) com me indicaram na loja, coloquei 5 bolinhas p ele comer, conforme instrução da vendedora, mas ele ñ comeu, alguém sabe me dizer o pq?

    • rebecca
      29/04/2015 às 9:22 PM

      Nunca troque de ambiente e dê logo comida ao peixinho. Ele se estressa facilmente e com isso, a comida estragada e suja o aquário.

    • 18/08/2015 às 10:37 PM

      o peixe betta quando vem da loja de animais ele não precisa de alimento por que muitas vezes ele já vem alimentado e também já vem com muito estresse por causa dos movimentos que a aguá faz quando você trás o peixe para casa !!!!!!!.

    • Monike
      11/10/2016 às 7:59 PM

      Não é para alimentar no primeiro dia, ele provavelmente está estressado e não vai comer, alimente ele no outro dia

  6. 01/06/2014 às 11:09 AM

    Meu peixe pega a racao e depois joga fora parece q ele mastiga e nao consegue engulir

    • Airon
      14/07/2017 às 11:10 PM

      Ou a comida esta muito grande para que possa comer , ou esta umida eles gostam de ração seca

    • Ellen
      25/07/2017 às 11:59 PM

      O Meu também tá assim ele pega e soltá e o meu outro tá com o olho inchado tipo uma bolha transparente com sangue eu acho😔

  7. 05/07/2015 às 12:20 PM

    Meu peixe nao esta comendo e quando eu colo a comida esta inchado o que pode ser?

  8. Lucyane
    16/09/2015 às 1:07 PM

    Comprei meu peixe Betta (na loja) fez um ano dia 9 de setembro, sendo que nessas semanas ele apresentou uma pequena deformação no olho esquerdo, tal que está mais inchado,parece estar saltando,tem uma faixa branca,deve ser a elasticidade, ele não vem se alimentando bem também.
    O que pode ser?

    • cesar
      09/09/2016 às 9:08 PM

      Doença do olho gordo, neste caso coloque seu peixe num recipiente, não deixe no aquário, compre um remédio chamado aqualife labcon, pingue a quantidade dentro em litros do recipiente, em duas semanas seu peixe voltará ao normal

  9. 01/11/2015 às 6:16 PM

    meu peixe não esta comendo oque eu faso

  10. 01/11/2015 às 6:16 PM

    meu peixe nao come

  11. Regina celia
    07/12/2015 às 12:12 PM

    acabei de ganhar de presente um betta, assim que ele chegou estava se alimentando direitinho, mais agora ele pega a bolinha e logo em seguida ele cospe o que pode estar acontecendo?

  12. Marcelo henrique
    11/12/2015 às 2:49 PM

    Meu betta nao come a 3 semanas e
    está cm manchas brancas na calda e nas nadadeiras e manchas tipo ferrugem pelo corpo.
    O que devo fazer??

  13. Crystal
    20/10/2016 às 10:05 PM

    Meu betta está comigo há mais de 5 meses (não é meu primeiro betta, e também não é o único tipo de peixe que crio), sempre foi saudável, num aquário pequeno (1,2L). A água do aquário é trocada entre 5 e 7 dias, e é alimentado pela manhã e noite. Há duas semanas minha mãe viajou, ela que costuma alimentar ele (cerca de 6 grãos por dia). Desde então ele a cada dia tem dado mais trabalho para comer, chegando a comer apenas 1 grão/dia, e desde ontem não quer comer nada. Não nada (nem com o espelho na frente), só fica deitado nos cantos. E desde antes parar de comer totalmente, notei que ele não tem defecado. Já recorri aos medicamentos, mas nada fez efeito. A temperatura e o ph estão adequados, como a água está limpa, não há presença de toxinas nem cloro.
    Não sei mais o que fazer, ele não tem nenhuma lesão no corpo.

  14. Luzia Ap. Gonçalves Bisinoto
    02/11/2016 às 10:35 PM

    O betta vermelho que comprei quinta feira dia 27/10/16, e simplesmente ele não comeu até agora dia 2/11/16. Ele pega a comida mas joga de volta
    e não come. O que faço , dei para minha filha de 7 anos e ela ta com medo de ele morrer.

  15. Luzia Ap. G. Bisinoto
    02/11/2016 às 10:41 PM

    Comprei um betta vermelho para a minha filha dia 27/10/17 quinta feira. E ele não come desde este dia , hoje já é 2/11/16 e não comeu ate o dia de hoje, ele até pega a ração mas joga ela de volta. O que fazer.❔

  16. Luciana Rapussi
    02/01/2017 às 5:10 PM

    Meu peixe não come a mais de 10 dias, acho que não é normal.

  17. 11/01/2017 às 12:42 PM

    Muito útil este site realmente meu beta está sem cor e estou sem dormir noites e noites

  18. Neto
    24/02/2017 às 6:50 AM

    Me ajuda meus peixes não comem a um tempo mais de 2 dia uma já morreu as outras estão com o mesmo destino?
    Sim meu aquário e grande o suficiente tem menos de 30 cm de altura de água e os parâmetros já foram visto a troca se água e de 15 em 15 dias

  19. JOSÉ OTÁVIO PACHECO TEOBALDO JÚNIOR
    01/06/2017 às 10:50 AM

    Bom dia… Meu peixe betta está doente, está com um caroço próximo ao olho tb está perdendo a cor e só fica no fundo do aquário e não come há 3 dia … Oque faço

  20. aline
    06/06/2017 às 4:55 PM

    troquei a ração do meu peixe, ele ñ comeu, voltei a dar a ração q ele comia mas ele ñ quer mais comer nenhuma das duas, já faz uma semana, oq faço?

  21. Anne
    18/06/2017 às 8:40 PM

    Minhas bettas chegaram a alguns dias, mas uma delas simplesmente foi direto pro fundo do aquário, não come e quase não sobe pra respirar. É o primeiro dos meus que fica assim e por estar em um aquário comunitário fico sem saber o que fazer, ela não tem nenhum sintoma de doença e as nadadeiras também estão em perfeito estado, gostaria de saber se alguém pode me ajudar

  22. vivian
    22/06/2017 às 6:25 PM

    Tenho uma betta femea e faz uns tres meses que ela parece não comer…. mas tb parece estar bem….. muito estranho…

  23. Ingrid
    28/07/2017 às 5:52 PM

    Olá,
    Tenho 3 bettas fêmeas em um aquário de 13L, o Ph e a temperatura da água estão adequados, porém um dos meus peixes parou de comer já tem uns 5 dias, e quando ele vai comer apenas coloca a ração na boca depois joga fora, uso a ração da alcon, troquei a marca além de comprar uma ração Bettamix Alcon que comentaram que podia ser que ela comesse, porém ela ainda não se alimenta.
    Ela está nadando normalmente e não apresenta nenhum sinal de doença.
    O que pode estar acontecendo e o que eu posso fazer para que ela volte a comer.?

  24. Beatriz Monte
    18/09/2017 às 5:43 PM

    tenho duas bettas no mesmo aquário, pois o moço da loja falou que quanto maior o aquário, mais betta pode por. então eu coloquei duas. uma está comendo bastante e a outra não está se alimentando. o que pode ser ? elas não estão com nada no corpo, pelo que eu tenha visto.

  25. jeniffer
    02/10/2017 às 5:36 PM

    como que faz para deixar na temperatura adequadra?

  26. 09/10/2017 às 8:16 AM

    Bom dia galera! Tenho uma Betta Rubino estava apresentando as nadadeiras cortadas devido a má qualidade da água. Comprei um remédio chamado Labcon protect plus para eliminar o cloro da água, junto com o Labcom Bacter, segui exatamente as recomendações do fabricante, meu Betta melhorou, mas continuei deixando o aquário sem nenhum ornamento, para poder ficar de olho se minha Betta voltaria a ficar doente, não ficou, mas parou de se alimentar. A temperatura da água estava normal e Ph também, eu já estava desesperada, resolvi decorar novamente o aquário, coloque pedras coloridas e um arranjo com florzinhas vermelhas. RESOLVIDO!!! Ela voltou a se alimentar. Precisamos prestar atenção até nisso, a decoração da casa do nosso amiguinho. Pois é ela estava triste!!! Espero ter ajudado. Abraços!

  27. Noemi
    22/10/2017 às 11:04 PM

    Meu peixinho estava muito bem, até eu trocar a água, agora ele fica paradinho na parte d cima do aquário, de repente nada feito doido, frenético, quase s quebrando todo, aí pára e volta ao estado anterior: imóvel. Coloquei comida, mas ñ quer comer, triste 😣

  28. Noemi
    22/10/2017 às 11:07 PM

    Meu peixinho está parado, na parte de cima do aquário, de repente ele nada freneticamente, quase s quebrando todo, depois volta ao estado inicial, paradinho acima ou num canto do aquário. Ñ quer comer! Isso tudo aconteceu depois q eu troquei a água dele, triste 😣

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: