Início > Peixes > Posso usar água da torneira para o meu betta?

Posso usar água da torneira para o meu betta?

Na minha opinião particular você deve sim utilizar água da torneira caso não possua nenhuma outra fonte natural. Entretanto sugiro que, conheça os parâmetros da água que você dispõe utilizando-se de testes tais como o teste de pH e cloro que você poderá adquirir em lojas de aquarismo. São testes baratos e relativamente simples de se usar. Além disso é muito importante você conhecer as exigências e características do seu peixinho. No post Betta splendens você poderá obter várias informações sobre o mesmo. Outra medida bastante importante é você adquirir um termômetro próprio para aquário.

Uma vez que você conheça as exigências do seu betta em relação aos parâmetros da água, em especial quanto ao pH e temperatura, assim como você conheça os parâmetros da água que você possui em suas torneiras deverá tomar o cuidado básico em relação ao cloro. Verifique se a água que você tem disponível possui cloro usando o teste próprio para isso, pois este pode causar a morte do seu peixinho.

Havendo a presença de cloro você deve usar um anti-cloro adquirido em lojas de aquarismo (siga as instruções do fabricante), ou deixar a água em repouso durante cerca de 24 horas em um vasilhame aberto para que o cloro evapore, ou então usar um Anti-cloro caseiro.

Há outras questões como por exemplo a questão do pH. Se este estiver muito fora da faixa de tolerância, deverá fazer o uso de outras fontes de água ou então usar recursos de correção. Veja mais em FVM/DIY – Alcalinizante Caseiro e FVM/DIY – Acidificante Caseiro. Embora muitos não recomendam efetuar este tipo de método.

Não se esqueça da atenção especial em relação a temperatura da água. Recomendo procurar sempre efetuar as trocas de água usando estas com temperaturas equivalentes.

Não recomendo de forma alguma a utilização de água mineral para aquários.

Adiante, seguem mais algumas sugestões de leituras:

 • Cuidados básicos com a água do seu Betta
 • Trocas de Água e Betteiras
 • Exercícios físicos para a saúde do seu betta

Tags:
  1. 06/09/2011 às 1:51 PM

    Caso queira, poderá utilizar um condicionador de água. Mas o uso deste, na minha opinião, é opcional.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: