Início > Doenças > Intoxicações – Sinais Clínicos e Sintomatologias

Intoxicações – Sinais Clínicos e Sintomatologias

ACIDOSE

Peixes apresentando natação com movimentos rápidos, podendo nadar em círculos. Movimentos operculares acelerados. Perda de escamas, erosão no epitélio branquial com hemorragia de brânquias; peixe ofegante na superfície da água, muco em excesso e inflamação da pele (aspecto leitoso). Procedimento: correção do pH de forma gradativa. Elevar o pH.

ALCALOSE

Brânquias hipocoradas (pálidas), erosões na pele; elevada produção de muco. Podem ocorrer necrose de nadadeiras e brânquias (post-mortem). Procedimento: corrigir o pH gradativamente. Diminuir o pH.

AMÔNIA

Dispnéia (dificuldade respiratória), nadadeiras extendidas; stress, espasmos, lesões nas brânquias com corrosão do epitélio branquial. Procedimentos: TPAs, redução da concentração de proteína na dieta dos peixes, aumento da aeração, acidificação da água.

CLORO

Perda da coloração, dificuldade respiratória em função da lesão que ocorre no epitélio branquial. A mortalidade varia com o grau de exposição. Procedimentos: Retirar o cloro ou o peixe colocando-o em uma água sem cloro. Dependo da concentração do cloro na água e no tempo de exposição, a intoxicação é irreversível e o resultado é a morte do peixe.

METAIS PESADOS

Cobre – Altamente tóxico quando o oxigênio dissolvido é baixo e em água mole. O peixe para de comer, fica desorientado, edemaciado, protusão de escamas. O peixe fica bem colorido antes de morrer.

Mercúrio – Edema, desorientação e morte rápida.

Zinco – Alta toxicidade em água mole porque em condições normais ele precipita com carbonato em água dura.

Todas as três causam a quebra da camada de muco e causam lesões no epitélio branquial.

NICOTINA

Rigidez do corpo e das nadeiras peitorais. Perda da cor, palidez. O peixe deita-se no fundo do aquário com espasmos musculares. A nicotina é rapidamente absorvida na água.

Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: