Início > FVM / DIY > FVM/DIY – Garrafa pet para eclodir cistos de artêmia

FVM/DIY – Garrafa pet para eclodir cistos de artêmia

artemeira

Garrafa de Eclosão Completa

Neste post, você irá aprender a fabricar uma artemeira caseira, bastante simples e barata para eclodir cistos de artêmia.

O processo de fabricação é relativamente bem simples. Pela foto ao lado você poderá ter uma idéia de como ficará a garrafa.

Além é claro de contribuir com a natureza ao reciclar, pois a base do projeto é uma garrafa pet daquelas de refrigerante.

Você precisará de uma simples garrafa pet de no mínimo 2 litros (capacidade) ou mais, uma pedaço de mangueira daquelas usadas em aeração de aquários (aprox. 1,5 metros) e um cadarço (opcional).

Em termos de ferramentas não precisará nada de especial. Nada que uma simples tesoura não resolva.

Recomendamos o uso de mangueiras de silicone, conforme explicação mais adiante.

Procedimentos

Para começar, corte fora o fundo da garrafa. Esta será a abertura, que ficará voltada para cima, por onde você irá introduzir a solução para eclosão.

Uma dica interessante é não jogar fora a parte que foi retirada, ou seja, o fundo da garrafa. Este fundo poderá servir como tampa evitando que caia sujeira ou outras coisas dentro da solução de eclosão. Mas caso prefira, poderá usar outro material como tampa.

O próximo passo é fazer um furo no centro da tampa onde será introduzido a mangueira. O grande segredo é deixar este furo com diâmetro inferior ao da mangueira. Assim, como a mangueira é de silicone esta será introduzida sob pressão e não será necessário nenhuma aplicação de cola.

Para furar, você poderá fazer inicialmente um furo usando um ferro de solda daqueles usados em eletrônica. Ou até mesmo um prego ou pedaço de arame aquecido. E por fim, utilize uma tesoura de ponta para estreitar o furo o tanto que seja o suficiente para introduzir a mangueira com bastante pressão.

Para facilitar a introdução da mangueira uma dica bastante eficaz é cortar a ponta da mangueira em angulo e após passar esta. Poderá inclusive puxar pelo outro lado com um alicate, se for necessário. Ao final basta cortar o excesso da mangueira. Veja fotos abaixo:

Tampa

Detalhe externo

Se observar bem na foto acima, poderá se ver que não foi utilizado nenhuma cola. Nota-se inclusive que a própria mangueira se encontra bem apertada, evitando assim qualquer tipo de vazamento.

Tampa

Detalhe interno

O ideal é cortar o máximo que possível do excesso da mangueira que fica para a parte interna da tampa. Evitando que ao coletar os nauplios, estes possam ficar ali retidos.

Usando

Para usar a garrafa de eclosão você irá precisar deixar a mangueira da mesma em posição mais alta, pois do contrário a solução em eclosão irá vazar.

Você tem várias opções de usar a garrafa. Uma das mais simples é fazer 2 (dois) furos na parte de cima, que é literalmente o fundo da garrafa, e colocar ali um cadarço ou corda para assim pendurar a garrafa em algum local especifico onde também estará o compressor de ar.

Uma outra alternativa é usar um suporte. Abaixo você pode ver um exemplo de suporte fabricado em madeira. Bastante simples, funcional e muito bonito.

suporte

Suporte para garrafas de eclosão de cistos
Imagem cedida por Betta Brasil WebSite

Você pode, se tiver experiência e material para isso, fabricar um suporte destes ou então pedir para que algum marceneiro o fabrique para você.

Até a pouco tempo, a loja virtual do Betta Brasil vendia este produto.

Dicas

É aconselhável sempre manter o compressor em local mais alto que a garrafa de eclosão. Pois se ocorrer algum problema da solução em eclosão vazar pela mangueira, este não atingirá o compressor danificando o mesmo.

Para coletar é muito simples. Basta tirar a garrafa da eclosão por alguns minutos, aguardar que as “cascas” dos cistos subam e abaixar a mangueira para que os nauplios com a água escoam pela própria mangueira.

Como a mangueira não foi colada na tampa da garrafa, caso um dia se fizer necessário, você poderá trocar a mangueira ou até mesmo refazer o processo de fixação da mesma para corrigir algum eventual vazamento. Inclusive se for o caso, trocar a tampa por outra nova.

Boa sorte!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: