Início > Dicas > Como embalar peixes para transporte

Como embalar peixes para transporte

Embalar peixes, para estes serem transportados, parece ser para alguns coisa simples enquanto que para outros é complicado.

Mas a tarefa requer alguns cuidados pois não podemos nos esquecer que trata-se de uma vida que estamos empacotando e não um simples objeto. Portanto, devemos ter a consciência que devemos ter todo cuidado necessário para preservar o bem estar do peixe que esta sendo embalado.

Veja abaixo um vídeo onde você poderá ver um peixe sendo embalado em um saco plástico.

 

Como se pode notar, este texto é especificamente voltado no que se refere a embalar o peixe usando saco plástico. Podem ser utilizados outros métodos, como por exemplo o transporte em tanques próprios, mas não é este o propósito aqui tratado.

Adiante, vou expor algumas dicas para embalar um peixe com sucesso e garantia de bem estar:

• Nunca deve-se encher o saco plástico completamente com água. A proporção ideal é de 25% de água para o restante ser ocupado com oxigênio;

• Sempre considerar usar um saco plástico reforçado e de tamanho compatível com o tamanho do peixe que será embalado. O mais recomendado é fazer um duplo ensacamento, ou seja, usar dois (2) sacos plásticos para diminuir os riscos de ruptura;

• O ideal é embalar cada peixe individualmente, exceto que o tempo de transporte seja breve;

• Após colocar o peixe dentro do saco fechar este muito bem. Para isto podem ser utilizados barbantes ou elásticos. Certifique-se que esteja bem lacrado e que não possa ocorrer nenhuma ruptura. Utilizando fitas adesivas de boa qualidade prenda as pontas do saco plástico de modo que o peixe não corra o risco de ficar preso e/ou sufocado nestas extremidades;

• Evite agitação excessiva da embalagem durante o ensacamento;

• É recomendado que o peixe ensacado seja transportado dentro de uma caixa de isopor. Assim além de proteger contra choques térmicos, um ambiente escuro será menos estressante;

• Outra dica importante é alimentar bem o peixe alguns bons dias antes de ser embalado e deixar o mesmo em jejum por no mínimo 24 horas antes de ser embalado. Desta maneira, a quantidade de dejetos durante o tempo em que este ficar ensacado será o mínimo possível evitando problemas maiores.

Estas foram apenas algumas dicas simples e rápidas. E quando você for embalar um peixe, não se esqueça, você está embalando um ser vivo!

  1. Letícia
    08/10/2013 às 6:30 AM

    Bom Dia

    Por favor me tira uma dúvida .. Eu tenho 200 beta fêmea que preciso embalar para distribuir no dia das crianças mais eu não tenho o oxigênio pra encher os saquinhos como eu faço ?

    • Maria Júlia
      14/11/2013 às 12:31 PM

      olha quando vc coloca a agua que vc fechar o saquinho o oxigemnio ja esta ladentro entao nap prescisa de bombas de ar de oxigenio
      muito linda seu gesto parabens

      • Wilson Jr
        17/01/2014 às 5:05 PM

        Lindo? É a pior crueldade que tem.
        Desses 200 betta se uns 10 conseguirem sobreviver a primeira semana é muito. Tem que ter conhecimento para se criar os peixes.
        Isso é falta de responsabilidade =x

  2. 18/11/2014 às 5:17 PM

    quanto tempo o peixe aguenta dentro do pacote com oxigenio? umas 6 hrs pelo menos?

  3. Marina
    26/03/2015 às 5:13 PM

    tenho um peixe golfish (peixe japones) e gostaria de saber por quanto tempo posso transporta-lo no saco plastico por que vou fazer uma mudança de 8 horas!?

    • Fábio Maciel
      05/04/2016 às 11:58 PM

      Marina, coloque em um saco grande (uns 10 litros de água e 75% do saco com ar. Aguentará as 8 horas!

  4. 02/06/2016 às 8:08 PM

    Moro em Limoeiro. Vou fazer
    uma viagem para Fortaleza. Quero trazer de Fortaleza peixes ornamentais. Mas venho de ônibus. Como faço para trazer esses peixes dentro de um Ônibus que dura 4 horas de viagem?

  5. 01/10/2016 às 12:20 PM

    Olá. Tenho um aquário com 5 betas fêmeas, 3 espadas, 7 paulistinhas, 1 cascudo, 5 tetras, 2 tetras rosa. Vou mudar com 12 horas de viagem e não quero me desfazer dos meu aquário. Como posso levá-los? Por favor me ajude. Grata Sylmara

  6. Francielly Rocha
    10/10/2016 às 8:32 PM

    boa noite, onde encontro sacolas plásticas com fundo arredondado para embalar e enviar peixe. obrigado

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: