Início > Peixes > Corydora – Um peixe que ajuda na limpeza

Corydora – Um peixe que ajuda na limpeza

Conhece o velho ditado: “Unir o útil ao agradável”?

Pois é. Exatamente isso que eu penso da corydora. Para ser mais sincero, antes mesmo de serem muito úteis em um aquário são de uma beleza e graça que é um show.

Corydora Aeneus Albina

Corydora Aeneus Albina

Pois bem, parece soar estranho, em afirmar que a beleza delas vem a ter um valor superior em relação ao seu lado útil.

Calma, vou explicar melhor.

No meu conceito, elas de fato são peixes que ajudam bastante na limpeza de um aquário mas isso não significa que sejam uma solução para os seus problemas de limpeza.

Afinal de contas, existem três grandes detalhes que não podem ser esquecidos:

1) Antes de mais nada, elas somente consomem alimento. Nenhuma corydora consome fezes de qualquer outro peixe.

2) Tudo que elas consomem, literalmente se transforma em fezes.

3) Elas devem receber alimentação extra para complementar a sua dieta, como por exemplo uma ração para peixes de fundo.

Vamos continuar então seguindo pelos dois critérios expostos, tanto o lado útil quanto o agradável.

Útil

A corydora é considerado um peixe de fundo, ou seja, ela sempre habita a parte mais profunda seja em seu habitat natural quanto o fundo do aquário e uma dos motivos mais óbvios é o fato da boca dela ser voltada para baixo.

Lembre-se, que a posição da abertura da boca de um peixe é o grande detalhe quanto ao local onde este geralmente é encontrado (fundo, meio ou superfície) em função de sua alimentação.

Mas isso não quer dizer que ele não possa circular por outras áreas. A própria corydora por exemplo além de vascular as paredes de um aquário, plantas e trocos muitas vezes subir até a superfície para respirar.

Um outro detalhe que por muitos passa absolutamente despercebido é o fato de durante o dia elas serem bem menos ativas do que durante a madrugada. Quem nunca tomou um susto ao escutar elas fazendo a maior farra dentro de um aquário no escuro? Se você nunca percebeu, experimente prestar atenção e poderá observar que elas não param quietas.

Aqui vai um outro detalhe importante quanto a fornecer ração para peixes de fundo. O segredo de colocar este tipo de ração quando as corydoras estão ativas. Em outras palavras, prefira servir a alimentação das corydoras no escuro, pois assim elas não precisam competir com outros peixes.

Quanto ao desempenho delas podemos dizer que são excelentes caçadoras de restos de alimentos. Elas vasculham todo e qualquer canto em busca de uma sobra de alimento que ali ficou ignorado pelos demais peixes.

Dependendo do substrato que tenha no seu aquário, você poderá observar que freqüentemente este se encontra levemente revirado. E dependendo da granulometria de cascalhos de fundo de aquários, ela tem a capacidade de conseguir retirar o alimento retido entre estas frestas.

Já observei com bastante freqüência elas “aspirando” as frestas de cascalho fino. Percebe-se que chega a subir uma leve sujeira que ali esteja alojada.

Restos de alimentos entre as folhas e até mesmo entre as plantas são alvo certo de serem removidos pelas corydoras.

Agradável

Como já falei antes, a corydora é um peixe fascinante dentro de um aquário.

Ela é extremamente sociável e pacata. Ela convive perfeitamente com diversas outras espécies de peixes.

Se você ainda não o fez, faça. Passe a dedicar alguns minutos observando a corydora dentro de um aquário, principalmente se elas estiverem em grupos de 3 ou mais. Elas chegam a ser engraçadas e até mesmo brincalhonas entre elas.

Observe que elas adoram conviver juntas. Diversas vezes você poderá observar elas nadando juntas ou até mesmo estando paradas uma próxima a outra saindo a nadar a qualquer momento juntas como se estivessem literalmente brincando uma com a outra. Se é que não estão!

Seu nado desengonçado e até mesmo estabanado complementam mais ainda o lado agradável deste maravilhoso peixe.

Quanto ao quesito beleza, este nem se discute. Existem diversas espécies de corydoras. Cada uma mais bonita que a outra.

E aí, já pensou em colocar alguma corydora em seu aquário?

Tags:
  1. Danuza
    04/10/2013 às 11:46 PM

    É um peixinho simplesmente adorável, uma gracinha. Adoooro……..

  2. kessya Teles ou Vera
    09/11/2013 às 9:18 PM

    parabéns pela informação, eu tinha um par morreu um fiquei triste pois observo que ela fica muito só e tristinha, não consegui comprar outra igual pois a aqui no crato-CE só tem um local de venda e esta faltando a minha tinha umas listras no corpo. Qual seria a alimentação ideal ? conhecem outro local de venda de peixes mais proximo do crato aqui só coneço a viva água.
    obrigada,
    vera

  3. Marcelo
    10/01/2014 às 6:48 PM

    Kessya, tem corydora em praticamente todos os rios do Brasil. Se está dificil vc conseguir comprar, dê um jeito de capturar. Mesmo de espécies diferentes, certamente elas farão companhia umas para as outras.
    Um detalhe muito importante para o sucesso na criação de corydoras e, negligenciado por muitos, é o substrato. Não deve ser composto por pedras de arestas afiadas que acabam machucando os barbilhões dela e ocasionando sua morte. Se vc tem dolomita no teu substrato, não recomendo criar nem corydoras nem outros cascudos.

  4. Murilo
    19/02/2015 às 4:27 PM

    Kessya e Vera, tbm sou do crato e intendo sua dificuldade em obter alguns tipos de peixes e até mesmo alguns produtos, mas no Juazeiro vc tem mais opções de lojas e não fica tão distante assim são apenas 10km. qualquer coisa eu reproduzo algumas especie de peixes mas infelizmente não tenho corydoras.

  5. Fátima Maria Marquês de Oliveria
    17/05/2016 às 6:25 PM

    Posso colocar com um Green terror , acará ,carpas e um lábio bicolor ou tubarão de cauda vermelha?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: