Início > FVM / DIY > Filtro Canister Caseiro

Filtro Canister Caseiro

Precisando de uma idéia para montar um filtro caseiro? Veja um projeto de filtro canister caseiro bastante interessante.

Este filtro é da autoria do amigo SIG Ornamentais Peixes, cujas fotos estão postadas também no respectivo perfil do Google+.

A idéia é bastante simples e funcional. Projeto fácil de ser executado, apesar da falta de informações mais detalhadas.

Acompanhe algumas fotos do projeto:

Filtro Canister Caseiro - Detalhes

Filtro Canister Caseiro - Detalhes

 

Filtro Canister Caseiro - Detalhes

Filtro Canister Caseiro - Detalhes

Observando as duas fotos acima, podemos perfeitamente ter uma idéia do filtro, conforme for dimensionar o tamanho deste de acordo com o nosso critério e assim obter uma melhor eficiência na sua filtragem mediante o aumento das mídias filtrantes.

Na foto adiante, podemos ver a foto da bomba submersa que foi utilizada no projeto, ou seja, uma Sarlobetter 650. Esta bomba possui uma vazão de 650 L/h.

Caso venha a utilizar este modelo de bomba, sugiro ler o manual da própria bomba que se encontra no link indicado acima. Neste manual você poderá ter uma melhor idéia do seu funcionamento, medidas, manutenção, etc.

Filtro Canister Caseiro - Bomba

Filtro Canister Caseiro - Bomba

Adiante você poderá observar a bomba já instalada com detalhe do posicionamento da mangueira destinada ao regulador de ar (da própria bomba) e do fio elétrico para alimentação da mesma.

Filtro Canister Caseiro - Bomba

Filtro Canister Caseiro - Bomba

Uma idéia interessante é a utilização de “prensa cabo”. Pois assim fica mais fácil de efetuar o isolamento dispensando o uso de cola de silicone.

Filtro Canister Caseiro - Bomba

Filtro Canister Caseiro - Bomba

Adiante você pode observar o filtro montado pronto para o uso. Observe o registro de entrada de água muito útil em uma eventual necessidade para evitar fluxo de água ou então para ajustar a vazão desta.

Filtro Canister Caseiro - Montado

Filtro Canister Caseiro - Montado

Observe também que a conexão das mangueiras de entradas de água proveniente do aquário e a de saíde permitem que sejam conectadas permitindo o seu perfeito isolamento. É claro que para que isso ocorra o ideal é usar mangueira mais fina que a conexão para que esta seja encaixada com bastante pressão.

Filtro Canister Caseiro - Montado

Filtro Canister Caseiro - Montado

 

Filtro Canister Caseiro - Montado

Filtro Canister Caseiro - Montado

Adiante você poderá ter uma idéia do projeto completo do filtro.

Observe que foram utilizados grade (grelhas) de ralos para a separação das mídias filtrantes. Que o diâmetro da mangueira de entrada deverá ser maior que o da saída (retorno).

Filtro Canister Caseiro - Projeto

Filtro Canister Caseiro - Projeto

A única observação a ser feita é quanto a ordem das mídias filtrantes. Eu prefiro usar a seguinte seqüencia: filtragem mecânica (lã de perlon), filtragem química (carvão ou purigen) e filtragem biológica (cerâmicas). Estou me referindo ao sentido da água (entrada e saída).

Porque? Primeiro eu prefiro barrar todas as sujeiras de tamanho maior usando a lã de perlon. Após isso a água já não mais terá tanta sujeira quando ela irá passar pelo carvão e por final pela cerâmica.

Se você colocar a lã na saída do filtro o dia em que houver necessidade de uma melhor filtragem de sujeiras provocadas por uma manutenção mais agressiva (sifonagem, poda, ect) você acaba entupindo a filtragem química e biológica de sujeira!

O segredo é usar uma quantidade boa de lã de perlon trocando ou lavando a mesma de tempos em tempos. Você além da lã pode usar espumas de várias densidades.

Esta aí uma boa idéia para você montar um excelente filtro canister caseiro para seu aquário.

About these ads
  1. 05/12/2011 às 2:08 AM | #1

    Bom, eu sou adepto ao DIY, e já fiz filtros desse tipo. O problema maior que eu vejo é a manutenção. pq pra fechar direito e evitar vazamentos, tem que usar borracha, e isso dificulta muito depois pra abrir e fazer manutenção.

    [Parte do comentário removido pelo proprietário do blog]

    • cassio
      05/12/2011 às 4:39 PM | #2

      [Parte do comentário removido pelo proprietário do blog]

      Parabéns pelo filtro, muito interessante, vou esperar passar esse final de semestre para começar a fazer o meu.

      abraço!

  2. Hugorila
    30/12/2011 às 12:07 AM | #3

    Muito bom projeto. Já tenho um filtro caseiro muito parecido com este, mas é interno. Pretendo utilizar o projeto acima, mas não utilizar tubo de PVC e sim, um “potão” que tenho que parece uma leiteira. É um pote grande de plástico onde vem “Whey Protein” (suplemento alimentar) que tomo para treinar na academia (coisa de marombeiro – rsrs).
    Mais uma vez parabéns pelo projeto e obrigado por disponibilizá-lo.

  3. 12/01/2012 às 10:44 PM | #4

    [Parte do comentário removido pelo proprietário do blog]

    parabens aí pra o cara que mandou nesse projeto! … muito manero! simples e eficiente! … isso sim é sofisticado! … farei um igual baseado nas ideias do cara pq o cara mandou na idéia! agradeço a ele aE por divulgar!

  4. marcus
    11/04/2012 às 6:11 PM | #5

    Eu posso fazer com uma sarlo better 2000?

    • 11/04/2012 às 7:23 PM | #6

      Não conheço a sarlo better 2000, mas tudo é uma questão de se adaptar. Verifique o tamanho e a vazão e se for viável, mãos à obra!

  5. SNIPER
    04/06/2012 às 12:23 AM | #7

    SÓ NÃO ENTENDI COMO VC PASSOU O FIO DA TOMADA DA BOMBA NAQUELE FURO MINUSCULO.TEVE QUE CORTAR OU DESCONECTAR O FIO DA BOMBA?

    • 05/06/2012 às 9:57 PM | #8

      Dica: procure na internet por uma peça chamada “Prensa cabo”. Ela é excelente para passar fios.

      • SNIPER
        07/06/2012 às 8:18 PM | #9

        VOCÊ SABE ME DIZER A MEDIDA DO “PRENSA CABO”?SÓ ENCONTREI UNS GRANDES PRA CABOS BEM ROBUSTOS.ME PASSA TEU E-MAIL PORQUE EU MONTEI UM E MANDO AS FOTOS PRA VC VER COMO FICOU.MONTEI BASEADO NO SEU,MAIS PRA ARRUMAR TODAS AS CONEXÕES NÃO FOI TÃO FÁCIL ASSIM.ESSE BICO DE ENTRADA E SAÍDA QUE VC USOU NÃO ENCONTREI,SÓ ACHEI ELE RETO SEM CURVA,ENTÃO ACABEI POR USAR UM BICO DE TORNEIRA DE JARDIM.PRA PASSAR O CABO DA BOMBA TIVE QUE CORTAR O MESMO E ADAPTEI OUTRA TOMADA,E ASSIM FOI,MAIS FICOU PRONTO.ME PASSA SEU E-MAIL,ABRAÇO.

  6. SNIPER
    07/06/2012 às 8:27 PM | #10

    OUTRA DÚVIDA MINHA É QUANTO A MANGUEIRA DE ENTRADA E SAÍDA DE ÁGUA,SEGUNDO VC A DE ENTRADA TEM QUE SER UM POUCO MAIS GROSSA QUE A DE SAÍDA.QUAL SERIA A DIFERENÇA SENDO QUE A MEDIDA DOS BICOS DE ENTRADA E DE SAÍDA SÃO AS MESMAS?NÃO SEI SE SÓ AUMENTAR A MEDIDA DA MANGUEIRA DE ENTRADA AUMENTARIA OU REGULARIA A VAZÃO SENDO QUE OS DOIS BICOS SÃO IGUAIS.

  7. SNIPER
    08/06/2012 às 4:38 AM | #11

    ESQUECI DE FALAR UM DETALHE,USEI UMA BOMBA SARLOBETTER DE 1000/H.AGORA TO PENSANDO O QUE VOU USAR PRA SUGAR A ÁGUA DO AQUARIO,ESPÉCIE DE UM PESCADOR TIPO O DO CANISTER JEBO.E TAMABEM BOLAR UMA TELA PRA IMPEDIR QUE COISAS MAIORES DESÇAM PELA MANGUEIRA.

  8. Ailton de Campos
    22/06/2012 às 8:52 PM | #12

    Posso usar uma sarlo better mini C

  9. Armando
    11/07/2012 às 5:36 PM | #13

    Me perdoem, mas sou meio lento, acho que vão ter que desenhar. Tenho a mesma dúvida que o SNIPER: como passar o cabo da bomba por aquele furo minúsculo? Usa o tal “prensa cabo” pra isso? Olhei na internet, mas não entendi se é isso mesmo.

    • Fabrício
      01/08/2012 às 1:54 PM | #14

      (bomba) corte o fio bem próximo da tomada, passe o fio no buraco, compre uma outra tomada, pra não ficar com emenda.

  10. Fabrício
    01/08/2012 às 2:05 PM | #15

    Neste mês de agosto pra ser mais exato final do mês, vou fazer um projeto muito bom, sim é de minha autoria, envolve o pvc, separações de mídias do perlon, o perlon ele não ficará submerso, a bomba ficará em baixo, será fácil de fazer manutenção todos serão bem separados, caberá até as bombas de maior porte aguardem logo postarei, terá fotos e farei um vídeo mostrando posso a posso.
    Abraços, tenho aquário de ciclideos africano do lago malawi, com 300 l e um sump de 90 centímetros que eu mesmo fiz com 5 divisórias, fiz o projeto de pvc porque muitos não tem onde colocar o sump ou não tem dinheiro outra empenhar um sump bom por 600 reais.
    Aguardem!

  11. Nathi
    18/03/2013 às 9:42 PM | #16

    Esse vídeo mostra uma forma de não vazar água:

    deixando o filtro no mesmo nível do aquario.

  12. Caio
    15/06/2013 às 10:00 PM | #17

    Amigo, quanto esse regulador de ar é inerente à bomba d’água ou é algo separado com uma válvula que temos que comprar a parte???

  13. Edemir
    08/08/2013 às 9:41 PM | #18

    estu com todo material comprado a semane q vem vou montar o meu flitro to enduvida questão a bomba se a 650 vai servi para um aquario de 250lit tambem vou ligar a saida da agua direto no flitro uv gostei muito do projeto por isso optei pelo seu muito pratico vou tentar montar um abraço

  14. Edemir
    17/08/2013 às 8:32 AM | #19

    montei o meu ainda nao funcionei mas ja vi dificuldade em remover o cap tem alguma dica sobre isso gostei muito do projeto a estou usando boma atinan at 305 1000l h usei cano 6 polegada com altura de 55cm 3 separaçao de midea obrigado abraço eqquadrado@hotmail.com

  15. Diego Oliveira
    26/08/2013 às 12:06 PM | #20

    Queria saber como a agua de entrada por baixo e ela sai la em cima. Tem colocar a mangueira de saida conectada a bomba?

  16. luiz claudio p souza
    25/09/2013 às 12:02 AM | #21

    ola eu tenho um aqua.grande se eu usar uma bomba dessas periferica terei resutado na filtragem

  17. JOAO FILHO
    30/10/2013 às 5:18 PM | #22

    GOSTARIA DE SABER,COMO FAÇO UMA ADAPTAÇAO DO SEU PROJETO, PARA TANQUES DE 2MTX1MT,
    PENSEI EM UM BAUDE DE TINTA DE 18LTS

  18. carlos edmar
    15/11/2013 às 4:43 PM | #23

    Como devo faze a saida de ar tem alguma pesa para sai o ar

  19. Cristiano F. Duarte
    05/03/2014 às 9:26 AM | #24

    Gostaria de saber se uma bomba sarlo 300l/h da conta no lugar desta que 650 l/h?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.300 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: