Início > Peixes > Meu peixe betta não está se alimentando

Meu peixe betta não está se alimentando

Este é um comentário comum e típico de alguns iniciantes. Que o seu betta de uma hora para outra parou de se alimentar sem motivo aparente, não sabem os motivos e fora o medo de que o mesmo possa vir a morrer.

Algumas vezes ele simplesmente não para de comer mas simplesmente não se alimenta mais com tanta frequência ou já não se alimenta com tanta voracidade quanto antes.

Há diversos fatores que podem levar à lentidão e perda de apetite do seu peixinho betta ou até mesmo de outras espécies. A maioria deles são causados ​​por problemas com a qualidade da água ou temperatura, ou ambos. Para começar, sem mais informações sobre as condições do aquário, estas são as causas iniciais que podem ser apontadas.

Primeiro e mais importante, bettas precisam de água limpa livre de toxinas como amônia e nitrito que são produzidos a partir de resíduos de peixes e material em decomposição. Em um aquário pequeno, sem um filtro ou com um filtro novo, essas toxinas podem acumular rapidamente e precisam ser monitoradas e controladas.

Por agora, a melhor informação que deve-se aprender é sobre os parâmetros da água de seu aquário. Estes parâmetros incluem os níveis de amônia, os níveis de nitrito e nitrato, pH, kh e gh (KH e GH sendo menos importante) e temperatura. Você pode comprar esses kits de teste, em lojas de aquarismo, para ajudá-lo a determinar o problema.

Porém, lembrando que, você deve conhecer as necessidades básicas que o seu peixe necessita para ter uma boa saúde. Em se tratando do betta, sugiro que conheça um pouco mais sobre ele lendo o texto Betta Splendens além de outros excelentes textos sobre este peixe que você pode encontrar neste blog acessando a TAG Betta.

Outra causa da lentidão na alimentação é a temperatura da água. Bettas são peixes tropicais e realmente não se sentem bem em água muito fria. Eles precisam de um aquário mantido a uma temperatura estável de aproximadamente 27,5ºC.

Para estabilizar a temperatura será necessário antes de mais nada adquirir um bom termômetro próprio para aquários e daí verificar se o problema é o frio. Se necessário, sugiro o uso de um termostato.

Sem mais informações é realmente difícil de diagnosticar a razão do seu peixe não estar se alimentando bem, mas eu sugiro olhar mais cuidadosamente para sinais específicos em busca de alguma anormalidade ou doença. Estes podem incluir, tufos brancos sobre o corpo, nadadeiras ou na boca, barbatanas (cauda) se deteriorando, negras, vermelhidão sob as escamas, pequenas manchas brancas ou cor de ferrugem, ou feridas ou qualquer outra coisa atípica.

Algumas sugestões de coisas a serem observadas:

Há quanto tempo você tinha o betta? Se este já possuir uma idade mais avançada pode de fato começar a se alimentar menos e em menor frequência do que um betta jovem.

Qual é o nível de amônia e pH? Estes são fatores importantes a serem observados. Estes geralmente são grandes causadores de problemas tanto na alimentação como doenças em geral.

Qual é a temperatura da água? Temperaturas muito baixas influenciam bastante.

Há outros peixes no aquário? Se sim, algumas espécies podem não serem totalmente compatíveis para conviverem com bettas.

Quantas vezes você troca a água? Quanta água você substitui a cada troca? As trocas de água são importantes para eliminar problemas com amônia uma vez que restos de comida e/ou fezes são removidos.

Quanto de alimento você oferece ao seu peixe? Excessos de alimentos somente deterioram a qualidade da água e agravam problemas com os parâmetros da água.

Houve alguma mudança no tipo de alimento? Caso sim, pode ser que seu peixinho estranhe o novo tipo de alimento.

Sei que isso parece muito, mas o diagnóstico de um peixe é basicamente o mesmo que um animal de estimação humano ou outros. É necessário observar com calma todas as possibilidades.

Para finalizar sugiro pesquisar um pouco sobre seu peixinho, inclusive neste blog há muitas informações úteis, e com certeza você conseguirá encontrar as razões e/ou possíveis soluções. Boa sorte!

Precisando poderá também contar com uma lista de discussão sobre aquarismo, onde poderá trocar idéias ou tirar dúvidas com outras pessoas. Para participar desta lista de discussão acesse este link.

About these ads
Tags:
  1. Jé santos
    19/04/2013 às 11:59 AM

    Obrigada ajudou bastante!

  2. larissa
    01/08/2013 às 1:42 PM

    muito obrigado meu peixe estava assim e melhorou bastante

  3. 02/10/2013 às 9:33 AM

    Bom dia,tenho duas Tilapias no aquário com nadadeira em leque parou de comer apareceu tipo uma coisa saindo nos orgãos genitais ,

  4. 02/10/2013 às 9:35 AM

    tenho dúvidas quando estão pra reproduzir que tipo de comportamento /

  5. karin
    27/01/2014 às 11:49 PM

    Olá, comprei um Beta hj e coloquei a comidinha p ele (própria p Beta) com me indicaram na loja, coloquei 5 bolinhas p ele comer, conforme instrução da vendedora, mas ele ñ comeu, alguém sabe me dizer o pq?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.308 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: