Início > Peixes > Quanto tempo um peixe betta pode sobreviver sem comida?

Quanto tempo um peixe betta pode sobreviver sem comida?

Férias se aproximando, família animada planejando suas viagens, as crianças eufóricas por causa das férias escolares, entre várias outras coisas, mas… e aquele aquário onde está aquele lindo betta que exige cuidados diários? O que fazer com ele? Quem irá alimentá-lo durante este período?

Betta Splendens

Betta Splendens

Duas alternativas logo lhe vem a cabeça: deixar o betta sozinho por alguns dias sem comida e cuidados torcendo para que o mesmo esteja vivo e bem no regresso, ou, conseguir uma pessoa responsável para cuidar do seu betta durante a ausência esperando que esta realize a tarefa com os mesmos cuidados que você sempre manteve. E agora?

Os peixes são de sangue frio. Seu metabolismo (e necessidades nutricionais) são baseados em parte de acordo com o seu ambiente. Como regra geral, os peixes mantidos em água quente precisam de alimentação com mais freqüência do que peixes mantidos em água fria. Carpas por exemplo quando mantidas em uma lagoa quente no verão deverão ser alimentadas regularmente, enquanto no inverno, quando a água está perto do congelamento, seu metabolismo desacelera ao ponto que elas podem ficar por longos períodos sem comida. Bettas são peixes tropicais e jamais poderiam sobreviver em água muito fria. Eles exigem uma alimentação regular e não suportam longos períodos sem alimentos.

Um betta saudável em um aquário grande, totalmente equilibrado pode sobreviver mais tempo do que aquele que sofreu algum problema de saúde, está abaixo do peso ou que vive em um aquário pequeno e sem muitos recursos.

No mercado, existem opções de alimentadores automáticos, porém nem sempre são confiáveis. Existe a possibilidade do peixe ser alimentado com mais do que o necessário ou do próprio alimentador falhar e não funcionar. A internet está repleta de histórias de alimentadores automáticos que apresentaram defeitos. Se tiver certeza de que sua única opção é um alimentador automático, sugiro configurá-lo uma semana antes de sair e monitorá-lo diariamente para ver como ele funciona. Lembre-se, se ocorrer que o alimentador acabe despejando toda a comida no aquário, os alimentos em decomposição podem se transformar em amônia rapidamente, tornando a água tóxica para o peixe.

Ainda assim, não podemos levar em conta que, se o seu betta ficar alguns dias sem comida ele vá simplesmente “sobreviver” e tudo está resolvido. Sobreviver significa simplesmente dizer que o betta não está completamente morto quando você chegar em casa. A fome é uma forma horrível de morrer. Depois de um curto período de tempo o corpo do betta começará a entrar em modo de sobrevivência utilizando-se de todas as reservas para permanecer vivo. Durante períodos prolongados de fome, o estresse pode vir agravar a situação e, eventualmente os rins podem parar de funcionar ocasionando a falência de outros órgãos. Mesmo que o betta esteja vivo e saudável, seu sistema imunológico pode tornar-se enfraquecido deixando-o suscetível a doenças comuns que podem levar a complicações mais graves ou até mesmo a morte.

Mas o problema todo não se resume somente a deixar o seu betta sem alimento. Tenha em mente há também outros perigos ao deixar o seu betta sem ser observado por vários dias. Tome cuidado para garantir que o aquário esteja coberto, evitando que o mesmo possa saltar para fora. Bettas são exímios saltadores. Além disso, verifique se todos os equipamentos adicionais (filtros, aquecedores, iluminação, timers, etc) estão em boas condições de funcionamento. Se você estiver usando algum aquecedor, certifique-se que este não está com a temperatura ajustada para um valor muito alto. Lembre-se que, é melhor a temperatura estar ajustada para um valor baixo e aceitável, pois como foi mencionado no início o peixe irá apenas diminuir o seu metabolismo, do que estar ajustado para um valor muito alto e o seu betta acabar literalmente cozido dentro do aquário.

Assim, para uma rápida recapitulação, tomando alguns cuidados necessários a maioria dos bettas ficam bem sem comida por um fim de semana. Para viagens mais longas do que alguns dias você deve considerar pedir a um amigo ou membro da família para cuidar de seus peixes. Um betta nunca deve ser deixado sem comida ou supervisão por uma semana ou mais.

E se houver, a necessidade de deixar o betta sob os cuidados de outra pessoa, procure passar todas as instruções necessárias. Um dos grandes problemas que ocorrem nesta situação, é dos peixes serem alimentados em excesso, ocasionando outros problemas com a decomposição da comida dentro do aquário.

Tradução e adaptação de How long can a betta survive without food?.

About these ads
Tags:
  1. Hugo Ricardo Ramos
    09/07/2011 às 8:21 PM

    Exelente matéria, de facil entendimento bem direta.

  2. georgia
    25/11/2011 às 3:57 PM

    mto bom!

  3. eliete
    07/02/2012 às 10:46 PM

    vou ficar 20 dias fora sera que ele sobrevive sem comer?

    • 07/02/2012 às 10:53 PM

      Se for em um aquário maior bem equilibrado com filtragem PODE SER que o mesmo sobreviva. Repito: PODE SER!

      Eu sugiro que, mantenha durante este tempo o betta se possível em um aquário grande, nem que seja algo improvisado, para manter a qualidade da água e que alguém o alimente entre períodos de 4 dias, sempre com quantidade suficiente para não haver sobras.

      Se houver possibilidade, leve o betta junto com você, durante sua ausência.

  4. Fernanda
    05/05/2012 às 10:02 PM

    Isso é idiotice( essa matéria )!!!! Meu betta viveu quase 3 anos e não tinha esse monte de frescura. Ele vivia 1 semana sem comida.

    • 05/05/2012 às 10:23 PM

      Fernanda,

      Sinto muito se a matéria que escrevi não lhe agradou ou se você simplesmente considerou esta uma idiotice, como você simplesmente afirmou.

      Também sou criador de vários tipos de peixes ornamentais, dos quais estudo bastante seus hábitos e condições de vida. Inclusive as matérias de minha autoria como esta são frutos de pesquisas e observação dos resultados obtidos na minha criação.

      Parabéns que o seu betta tenha vivido por quase 3 anos sendo alimentado em intervalos semanais. Torço para que o mesmo de fato tenha vivido e não sobrevivido durante este 3 anos!

  5. Thiago
    10/07/2012 às 9:28 PM

    Boa Noite , Vou Ficar Dois Dias Fora De Casa , Será Que Meus Betas Aguentam Sem Comida ? .

  6. Eliene
    14/10/2012 às 11:47 AM

    Adorei…muito bom…eu meus filhos e meu marido agora sim podemos dizer que sabemos cuidar do nosso querido beta(Alex)…

  7. 24/04/2013 às 5:19 PM

    Muito bom o assunto.
    Tenho pesquisado bastante a respeito de peixes ornamentaris pois montei um aquario a pouco tempo e venho estudando para que este seja sempre saudável como está até hoje.
    Pois então, tenho procurado assuntos sobre alimentação dos peixes e períodos que o mesmos possa suportar sem comida, e que essa falta não seja prejudicial.
    Tenho esta preocupação pois o aqua fica no meu escritório e aos finais de semana não costumo trabalhar e isso me preocupa.
    O aquario é de 100 litros, plantado e atualmente possuo 10 peixes:
    5 paulistinhas pinks 4 molinésias e 1 cascudo.

    Alimento todos os dias em pequenas quantidades as 9 e as 17h.
    Gostaria de saber o que você acha sobre deixa-los sábados e domíngos sem alimento.

    Agradeço sua dica e acredito que seria interessante postar algo a respeito, não tão focado para betas. Pois acredito que muitas pessoas tenham peixes nos seus ambientes de trabalho e possuam a mesma dúvida que eu.

    Mais uma vez obrigado!

    Abraços

  8. Augusta
    11/08/2013 às 4:52 PM

    Eu ainda não entendi quantos dias o peixe beta poderá ficar sem comida. O meu chegou não quer comer, ele põe a comida na boca e solta.

  9. Anderson
    14/08/2013 às 11:47 AM

    Muito útil e esclarecedor! Obrigado!

  10. nicole
    20/11/2013 às 7:50 PM

    20/11/2013
    comprei um peixe betta hojee estou com medo de fazer alguma coisa errada como esquecer de dar comida ou trocar a água .meu aquario é pequeno e daqui ha alguns dias vou viajar o que devo fazer

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.307 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: